Galeria Virtual

Conheça os finalistas

Vilma Damasceno

Sobre a obra
Trabalhadores Invisíveis

A imagem foi produzida no ambiente de um grande mercado atacadista, onde diariamente homens e mulheres dedicam sua força ao transporte de frutas e verduras que abastecem feiras, restaurantes e pequenos comércios.

Meu objetivo é registrar, em preto e branco, a intensidade desse trabalho invisível para muitos, mas essencial para a vida cotidiana de milhões de brasileiros. Carregadores que atravessam longos corredores, equilibrando caixas e fardos, representam a persistência, a disciplina e a dignidade de quem não pode parar.

A escolha pela fotografia em preto e branco destaca o contraste entre luz e sombra, destacando o esforço físico, a textura das mãos e a repetição do movimento, ressaltando o quanto os fardos são sempre tão maiores que a própria pessoa.

Vilma Damasceno encontrou na fotografia sua segunda carreira e forma de expressão. Seu olhar sensível busca revelar a força e a beleza das histórias reais — de famílias, pessoas e trabalhadores que movem o cotidiano pelo Brasil.

Através de uma abordagem espontânea e humana, suas imagens valorizam o que muitas vezes passa despercebido, transformando o comum em poético.

Dani Campos

Agnaldo Aragão

Victor Ribeiro

Rafaela Novaes

Paulo Preto

Mateus Rodrigues

Marco Antônio Sá

Luiz Queiroz

Luan de Lima Cruz

Leopoldo Vasselo Sorrila

Léo Sombra

Jota Barbosa

Jessica Santos (DOCEZERO)

Hannah Prado (AGÁ)

Gerssyka Freitas (GRAF)

Fabiana Dumont

Ed Wesley

Dea Toledo

Cris de Rossi

Carol Andrade

Bárbara Salum

Andréa Caichjian

Alexandre Tertuliano da Silva

Alex Borja

Adriano Arantos

Abra Sua Conta Gratuita

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.